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domingo, 29 de agosto de 2010

MÉTODO DA EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL



Neste método, Jacotot após uma experiência com seus alunos, percebeu que apesar de não ter feito nenhuma explicação de um livro, mesmo assim chegaram a um entendimento da matéria. Para ele, o método socrático limitava a capacidade de raciocínio dos alunos, uma vez que eram direcionados a responder aquilo que era almejado pelo mestre. Na proposição de Jacotot o mestre emancipador deve interrogar para ser instruído e não para instruir. A experiência de Jacotot quando pensada no contexto da EAD, é bastante interessante pois ele se depara com uma situação em que é forçado a abrir mão da função de mestre explicador, deixando seus alunos aprenderem através do estudo do livro, porém não os deixava a sós, oferecia o material e depois perguntava sobre o que eles pensaram a partir do material oferecido. Desta forma, surge uma proposta educacional emancipadora. Dentro do contexto da educação emancipadora, Paulo Freire é lembrado com uma proposta sobre educação em rede lançando a base da EAD.

Relacionando esse método com a EAD, conclui-se que esse método é o que mais se aproxima da proposta da EAD tendo em vista que nesta proposta, o professor é um animador da inteligência e um incentivador da aprendizagem e do pensamento, cuja atividade é, então, centrada no acompanhamento e na gestão de aprendizagem.

“ Cabe a educadoras e educadores progressistas, armados de clareza e decisão política, e coerência, de competência pedagógica e científica, da necessária sabedoria que percebe as relações entre táticas e estratégicas, não se deixarem intimidar. Cabe a eles e a elas criar com medo e a coragem, com a qual confrontem o abuso de poder dos dominantes. Cabe a eles e a elas, finalmente realizar o possível de hoje para que concretizem o amanhã , o impossível de hoje”.              Paulo Freire

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