Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

MÉTODO SOFISTA



Desde a Antiguidade Clássica o Homem já possuía o desejo de ensinar e aprender. Esse despertamento emergiu a partir dos ideais dos filósofos gregos.

Aqueles que julgavam serem detentores do saber eram conhecidos como Sofistas. Embora não se comprometessem com a verdade, expressavam suas opiniões. Seus discursos apoiavam-se sobre julgamentos de valores comuns com objetivo de fazer discípulos. As lições sofísticas tinham como objetivo o desenvolvimento do poder de argumentação, da habilidade de discursos primorosos, porém, vazios de conteúdo. Eles transmitiam todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários.

Suas idéias eram propagadas aos discípulos de forma sedutora a fim de transmitir apenas o conhecimento, ou seja, o aluno era passivo no processo de ensino e aprendizagem. Alegavam que o conhecimento, a virtude, poderia ser transmitido aos discípulos de uma forma bem passível. Buscavam o sucesso e ensinavam as pessoas a forma de consegui-lo, cobrando-lhes taxa pela “educação” oferecida. Ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser contraposto por outro argumento, e por essa razão foram considerados os primeiros advogados do mundo. Porém a moral e a ética não eram um ponto muito valorizado por eles, dado que visavam unicamente seus interesses particulares, não se importando se a causa era realmente justa. Então a realização da humanidade perfeita, segundo o ideal dos Sofistas, não está na ação ética e ascética, no domínio de si mesmo, na justiça para com os outros, mas no engrandecimento ilimitado da própria personalidade, no prazer e no domínio violento dos homens.

O fundamento básico dos Sofistas era a emoção. Quanto mais emoção mais sujeição à sugestão. Dessa forma o espectador era induzido a reproduzir o discurso sofista.

Comparando esse modelo de ensino sofista com a proposta EAD, entendemos que enquanto na metodologia sofista o aluno é passivo, na EAD ele possui uma postura ativa, buscando seu auto desenvolvimento por meio de diversos recursos apenas orientado pele mestre. Um dos aspectos positivos da postura sofística era o uso da emoção, que na EAD aplica-se em incentivo de aprendizagem.

2 comentários: