MÉTODO SOFISTA: Aqueles que julgavam serem detentores do saber eram conhecidos como Sofistas. Embora não se comprometessem com a verdade, expressavam suas opiniões. Seus discursos apoiavam-se sobre julgamentos de valores comuns com objetivo de fazer discípulos.
http://filosofandoepsicanalisando.blogspot.com/2010/08/avaliacao-final-metodologia-em-ead_5961.htmlMÉTODO SOCRÁTICO: Era o da indagação, à qual aproveitando a resposta oferecida seguia-se nova pergunta, até chegar-se a um ponto definitivo que era aceito por ter sido totalmente trabalhado ou refutado por ser inaceitavelmente absurdo. Isto exigia um percurso indutivo, a partir de casos concretos e individuais, até se alcançar uma definição universal, que abrangesse todos os casos análogos.
MÉTODO DE LACAN: Jacques Lacan, que em sua obra crítica o método socrático, posiciona-se contrariamente sobre o episódio do escravo afirmando que no diálogo, Sócrates o induz a encontrar a resposta. Lacan o critica afirmando que o escravo foi guiado ao encontrar o conhecimento.
MÉTODO DA EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL: Neste método, Jacotot após uma experiência com seus alunos, percebeu que apesar de não ter feito nenhuma explicação de um livro, mesmo assim chegaram a um entendimento da matéria.