Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de julho de 2010

REDES SOCIAIS E INTERAÇÃO

O conceito de rede social “como um conjunto de relações interpessoais concretas que vinculam indivíduos a outros indivíduos” (BARNES, 1987) vem se ampliando dia a dia, na medida em que percebemos o poder da cooperação como atitude que enfatiza pontos comuns em um grupo para gerar solidariedade e parceria.
O homem como ser social estabelece sua primeira rede de relação no momento em que vem ao mundo. A interação com a família lhe confere o aprendizado e a socialização, que vem se estendendo para outras redes sociais. E através da convivência em grupos e pessoas que se moldarão muito das características pessoais determinantes da sua identidade social. Surgem, neste contexto, o reconhecimento e a influência dos grupos como elementos decisivos para a manutenção do sentimento de pertinência e de valorização pessoal.
Todo indivíduo carece de aceitação e é através da vida em grupo que ele irá externar e suprir esta necessidade. Os vínculos estabelecidos tornam-se intencionais, definidos por afinidades e interesses comuns. O grupo, então passa a influenciar comportamentos e atitudes funcionando como ponto de uma rede referência composta por outros grupos, pessoas ou instituições, cada qual com uma função específica na vida da pessoa.
Na prática estas interações positivas e negativas são constitucionais. O ambiente poderá intensificá-las ou diminuí-las, de acordo com o surgimento de novos interesses e necessidades. É o equilíbrio dessas interações que vai determinar a qualidade das relações sociais e afetivas do indivíduo com os pontos de sua rede, quais sejam: a família, a escola, os amigos, os colegas de trabalho, entre outro.
Assim, o indivíduo pode construir e ou fazer parte de uma rede cujo padrão de interação poderá ser:
Positivo – privilegiando atitudes e comportamentos que valorizam a vida;
Negativo – marcado por atitudes e comportamentos de agressão à vida.
A construção da rede somente poderá ser concretizada na medida em que se associam os princípios da responsabilidade pela busca de soluções com os princípios da solidariedade.
É preciso que cada cidadão busque, dentro de si, o verdadeiro sentido da gratificação pessoal através da participação.
Ao profissional compete potencializar a força natural dos indivíduos e da comunidade, em ações para formação e o fortalecimento de redes voltadas à garantia de acesso aos direitos sociais e ao exercício da cidadania.

sábado, 3 de julho de 2010

Aos nossos novos amigos


Feliz daqueles que tem o caminho enfeitado com rosas,mas, mais feliz ainda é aquele que oferece rosas...


Este sempre terá um pouco de perfume em suas mãos.


Recadinho especial aos nossos novos amigos e fiéis seguidores.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Convergência de Mídias



Vivemos num mundo cercado pelas facilidades que a tecnologia nos propicia. Comunicar-se através do computador com pessoas a milhares de quilômetros de distancia, assistir a TV enquanto estamos no ônibus, seja por uma TV portátil ou por um aparelho celular. Aparelhos que evoluiram da simples telefonia móvel, da edição de textos e da transmissão de sinais de som e imagem para inúmeros recursos de mídia, de acordo com a nova ordem global.
Hoje é possível ter vários dos benefícios da tecnologia reunidos em um único aparelho. O telefone celular por exemplo, além da função original, é capaz de acessar a internet, reproduzir arquivos de imagem, som e texto, compactando as funções da filmadora, de máquina fotográfica, de TV e de computador.
Essa convergência entre as mídias encurta as distancias, torna o dia-a-dia prático e possibilita uma gama de escolhas antes inimagináveis. Em contra partida, esses recursos de mídia diminuem o contato pessoal e estimulam o consumismo pela busca constante de aparelhos mais avançados.
É difícil imaginar como será a evolução dos recursos de mídia, possivelmente mais pessoas utilizarão a internet, a TV digital ocupará um espaço maior e outros meios de mídia como jornais e revistas deverão evoluir para não se tornarem obsoletos.

Redes Sociais na Internet

As redes sociais na internet tornou-se um grande aliado no meio da comunicação. Sabe-se que em nenhum outro país existe um entusiasmo tão grande pelas redes sociais como por aqui. A internet, através das redes socias, possibilita uma comunicação favorável ou não, depende do que se faz com eles, ou seja, tudo tem o seu lado bom ou o seu lado ruim.Através de estudos e estatística pode-se observar que apesar de toda esta comunicação não se consegue suprir as necessidades afetivas dos seres humanos, ou seja, os contatos são meramente superficiais. Muitos utilizam das redes até mesmo como um refúgio, uma troca, que as vezes propícia melhor intimidade. A realidade é que nada substitui o contato fisíco, pessoal. Por meio da internet não se pode perceber um olhar, um gesto, uma expressão ou mesmo um tom de voz. É importante ressaltar que os sites possuem benefícios como manter contato contínuo com amigos distantes. Sabe-se que muitas amizades nasceram nas redes da internet e por saírem do mundo virtual tornou-se concretizada no mundo real.Portanto o mundo virtual não propicía conhecer bem o afetivo de uma pessoa sem antes passar um bom tempo com ela. Desde os nossos ancestrais, o homem vem desenvolvendo maneiras de se comunicar e com isto ampliando o seu círculo social, tornado assim cada vez mais necessários se conhecer, trocar opiniões, debater, se relacionar... " A internet é muito boa para administrar amizades já existente, garantindo sua continuidade à grandes distâncias, mas é ruim para criar do zero relações de qualidades"...Dunbar